Quem Somos

HISTÓRIA AINDA EM CONSTRUÇÃO!!! Agradecemos a compreensão!

HISTÓRIA: FAMÍLIA CASA E CAPELA SANTO ANTÔNIO

 

Carolina Gambirásio Casa e João Casa

   Em 1877 o casal Giuseppe Casa e Rosa Pierina Casa desembarca no Brasil com seus filhos Giovanni, Ernesto, Letícia e Hermínio Luigi Casa. Provenientes de Bérgamo, norte da Itália, os italianos vieram para São Bernardo do Campo onde receberam uma grande colônia que ficava onde hoje estão os seguintes bairros: Bairro dos Casa, Jardim Ypê, Jardim Cláudia, Jardim Lavínia, Parque Espacial e Vila Vitória. Naquela época era muito comum que os imigrantes “abrasileirassem” seus nomes quando chegavam ao Brasil. Giovanni teve seu nome abrasileirado para João e Hermínio passou a ser chamado de Capitão Luigi Casa – seu nome foi eternizado em nossa história e hoje a avenida é um dos maiores pontos de referência da nossa cidade.

 

 

Giovanni Casa, neto de João Casa, com sua esposa Giovanna Zampieri.

Giovanni Casa (ou João Casa) nasceu em 1871 na Itália e casou-se com Carolina Gambiarásio em 1891, em São Bernardo. Giovanni (João) Casa, construiu a Capela de Santo Antonio do Bairro dos Casa (Patrimônio Histórico Tombado do Município), abrigando ali a imagem de Santo Antonio que ele trouxe da Itália. Através do vigário de São Bernardo, Padre João Miguel de Angelis, conseguiu licença da Cúria para a sua inauguração, no dia 09 de junho de 1900. Por volta de 1925 a primitiva Capela desabou, mas a comunidade se organizou e no início dos anos 30 já estava construída outra Capela, que lá permanece até hoje.

 

Fontes: As informações e imagens acima e ao lado foram retiradas do livro “Origem Das Famílias De São Bernardo Do Campo” – Famílias Tradicionais & Ilustres, do autor Fábio S. Gomes.

Site: http://www.saobernardo.sp.gov.br/benstombados/-/asset_publisher/zojKPBQ34apQ/content/capela-santo-antonio/maximized

HISTÓRIA: A PARÓQUIA SÃO BENEDITO

   A Paróquia foi construída inicialmente como Capela pertencente à Paróquia do Assunção. Somente se tinha celebrações, e a missa era 1 vez no mês. Após se transformar em Paróquia, a Capela Nossa Senhora da Paz do bairro Jerusalém e Santo Antônio tornaram parte da paróquia. 

   Secretaria da Paróquia São Benedito – Tel. 4109-2287