Pastoral Litúrgica

PASTORAL LITÚRGICA

 

   A Pastoral Liturgia é quem trabalha com a Liturgia. A Liturgia é a compilação de ritos e cerimônias relativas ao ofícios divinos da igreja. A palavra tem origem no grego leitourgos, palavra que servia para descrever alguém que fazia serviço público ou liderava uma cerimônia sagrada. Apesar da palavra liturgia ser usada na Antiguidade, só depois dos séculos VIII e IX passou a ser usada no contexto da eucaristia na Igreja grega. O termo passou a fazer parte da igreja católica bastante mais tarde, por volta do século XVI.

   A manifestação central da liturgia é a celebração do mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo e a prestação de culto a Deus.

   Até a metade do século XVI não havia uma regra geral e obrigatória para a liturgia, mas foi implementada por Pio V e Clemente VIII. O Concílio Vaticano II significou uma renovação da liturgia, dando maior relevo à Sagrada Escritura na liturgia da palavra, incluindo a utilização de outras línguas em vez do latim, de forma a que mais pessoas pudessem participar de forma mais ativa.

   A liturgia é ação de Cristo, eterno sacerdote. Quando se diz que a “assembléia celebra”, é a comunidade dos batizados que “festeja” os dons recebidos. Trata-se de um encontro com o Cristo Ressuscitado que mediante as celebrações litúrgicas vem ao encontro de cada ser humano pessoalmente. Jesus se faz presente no sacrifício da missa seja na pessoa do ministro, seja sobretudo nas espécies eucarísticas. Está presente nos Sacramentos, de modo que quando um batiza é o próprio Cristo quem batiza, por exemplo.

   Dentre tudo isso, a pastoral liturgica participa ativamente nas Missas e Celebrações, seja na animação (conduzindo e respondendo junto com a assembléia durante o rito), nas leituras e salmos (lidos ou entoados- quando é o salmo, durante o rito), seja na organização desses, das pessoas, das vestes e folhetos, anotações de intenções das Missas e acolhida da Comunidade. 

   Gostaria de participar? Entre em contato conosco.

   Secretaria da Paróquia São Benedito – Tel. 4109-2287