CAPELA SANTO ANTÔNIO

A Capela Santo Antônio se confunde com a história da família Casa. Luiz Casa trouxe uma imagem de Santo Antônio da Itália e junto com seus familiares construíram a Capela, inaugurada em 9 de junho de 1900 e tombada pelo COMPAHC-SBC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo), por lei municipal de 1984 e decreto de 1987.

 

História

 Vindos da cidade de Bérgamo, província de Lombardia , norte da Itália, os imigrantes italianos Giuseppe Casa e Rosa Pierina Casa com seus filhos Giovanni, Ernesto, Letícia e Luigi (vulgo Capitão Casa) chegaram no Brasil, em 1877, na primeira leva de imigrantes italianos, e receberam do governo Imperial Brasileiro , por outorga do Imperador D. Pedro II, um lote de terras onde se
Giovanni Casa, neto de João Casa, com sua esposa Giovanna Zampieri.

instalaram como lavradores , no dia 15 de maio de 1878, no município da capital da Província de São Paulo, em parte do hoje município de São Bernardo do Campo, em uma colônia atualmente correspondente ao Bairro Dos Casa.

 
Giovanni Casa nasceu em 15 de setembro de 1871, na Itália, e no Brasil casou-se com Carolina Gambirazio, em 29 de agosto de 1891, em São Bernardo, e tiveram 16 filhos: José, Elisa, Angelin, Luiz, Antônio, Pedro, Angelina, Victorino, Lucia, Joana, Cândido que deixaram descendentes; os outros cinco : Basílio, Pedro, Angelina, Mario, Ana faleceram ainda jovens.
De todos seus filhos, genros e noras, restava viva apenas Dona Luiza Rocco Casa, sua nora casada com Victoriano Felicio Casa, falecido, que tiveram os filhos: Darci Zuleica, Aquiles, Tadeu e Oliver. Giovanni Casa faleceu no dia 10 de novembro de 1953, nesta cidade.
 
Dona Luiza Rocco Casa, após a morte do casal Giovanni e Carolina , passou à administração e cuidados da Capela de Santo Antonio, o que fez até afastar-se por sua idade provecta e problemas de saúde, transferindo seus encargos a seu filho Aquiles Casa.
 
Sr. Aquiles Casa
Giovanni Casa, apesar de sua simplicidade inata e parcos recursos intelectuais, era dotado de inusitada força de vontade e invejável preocupação pelo próximo, Teve papel preponderante na alfabetização dos filhos de seus vizinhos, fazendo doação gratuita de uma de suas casas para nela funcionar a escola Mista do Bairro das colônias, de 1905 a 1933. Porém sua obra de notoriedade está ligada ao acontecimento de hoje, nesta igreja. Ele doou um terreno e nele fez construir, em 1893 a Capela de Santo Antônio de Pádua, no local onde hoje está construída a Igreja sede desta Paróquia de São Benedito.
No início da década de 30 do século passado aquela capela ruiu por causa de forte chuva e vendaval. Em 1936, Giovanni, noutra parte do terreno, erigiu nova Capela de Santo Antonio de Pádua, conhecida como Capela dos Casa, que ainda se conserva tombada e protegida pelos serviços do Patrimônio Histórico e Cultural da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo. Esta Capela foi o marco inicial do processo, histórico que culminou pela criação e instalação por instância da Cúria Diocesana de Santo André, desta novel Paróquia de São Benedito.
 
Há bastante tempo a comunidade católica desta localidade ansiava pela criação de uma paróquia no centro do Bairro dos Casa, especialmente com sede nesta igreja , onde a seu lado encontra-se a Capela de Santo Antônio de Pádua. Hoje, finalmente, por graça de ingente incansável trabalho de um grupo de fieis vê-se coroado com brilho os esforços de tantos. Nosso Bispo Diocesano, Dom Nelson Westrupp, decretou e instala nossa Paróquia, designando como nosso primeiro Pároco e pastor o Padre Jurandir. A alma do benfeitor Giovanni Casa por certo neste instante exulta com este fato.
 
Memória – SBC – Ademir Medici
Na época o Pároco Padre Jurandir celebrava as missas na Paróquia São Benedito.
Em 20 de julho de 2016 Pe. Antônio Fernandes Nascimento, nosso atual Pároco, celebrou sua primeira Missa na Paróquia São Benedito às 19h e com seu jeito simples afetuoso e cativante está nós evangelizando, onde trabalha arduamente para a concretização de todos os sonhos de Deus para esta comunidade.
 
Padre Fernandes elabora projetos para Capela Santo Antônio
 Padre Fernandes (assim conhecido) trouxe um presente a nossa Comunidade a Reabertura da Capela Santo Antônio que fica em frente a Paróquia São Benedito no bairro Dos Casa, nos anos 80, foi tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, que impede qualquer alteração estrutural sem que sejam feitos projetos e estudos.
 
Carta de Dom Pedro Carlos Cipollini – Bispo Diocesano de Santo André
 
 
 
Foi realizado na capela, uma limpeza autorizada, realizada por voluntários, que também incluiu a instalação de grades e plastificação do teto.
 
Santa missa de Reabertura da Capela Santo Antônio 11/03/2017

 

Considerado um dos principais patrimônios históricos da cidade de São Bernardo do Campo, dia 11 de março de 2017 com Santa Missa de Reabertura da Capela Santo Antonio, Presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, concelebrada pelo pároco anfitrião, Pe. Antônio Fernandes Nascimento; pelo assessor da Comissão para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Santo André (COBECISA), Pe. Paulo Afonso, e pelo Pe. José Aguirre., Pe Paulo Afonso, presentes Família Casa, Exmo. Sr. Prefeito Orlando Morando e Toda nossa Comunidade!
Uma vez por mês era celebrada missa na Capela, Grupo de Jovens aos sábados e Terço dos Homens toda segunda feira, passaram se 2 anos…
Percebemos que a estrutura apresentava sinais de precariedade. Então, o padre passou a solicitação para a prefeitura, com o acompanhamento do Sr Aquiles Casa, a fim da reforma ser realizada, mas preservando a identidade do local, mesma telha, pintura igual e o mesmo modelo.
 
Sr Aquiles Casa e o Pároco Padre Antonio Fernandes

Reforma autorizada pela Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Reforma do telhado

 

sala ao lado da capela antes da reforma
Primeira sala de reuniões da Paróquia São Benedito

Foi celebrada Reinauguração no dia 23 de novembro de 2019, com Santa Missa às 18h, tocaram-se os sinos da Capela para dar início a Santa missa presidida pelo Pároco Padre Antônio Fernandes, presentes Família Casa, Vice Prefeito Marcelo Lima, Vereador Jorge Araujo, Sr Ademir Medici o e Toda nossa Comunidade!

 

Família Casa e Pároco Padre Antônio Fernandes

 

Placa de Reinauguração 23 de novembro de 2019

 

Capela reformada, novembro de 2019

 

“Que sejamos instrumentos na mão do Senhor e servir da melhor forma para que suas maravilhas cheguem aos que não o conhecem” preservação de nossa história.
 
 
Fontes:
– Entrevista com Sr. Aquiles Casa, outubro de 2019, filho de Dona Luiza Rocco Casa, documentos, jornais da época guardados pela família.
– Algumas informações e imagens acima e ao lado foram retiradas do livro “Origem Das Famílias De São Bernardo Do Campo” – Famílias Tradicionais & Ilustres, do autor Fábio S. Gomes.
PASCOM São Benedito