Festa do Padroeiro

VIVA O NOSSO PADROEIRO! VIVA SÃO BENEDITO!

A Paróquia São Benedito, bairro dos Casa em São Bernardo do Campo, homenageou, o Padroeiro no dia 5 de outubro de 2020, celebrada missas em Honra a São Benedito às 15h e 19h, com limite de pessoas presentes, transmissão ao vivo pelo Facebook às 19h. Celebrações Padre Fernandes.

Neste ano a comemoração foi diferente dos outros anos, em tempos de pandemia, poucos fieis puderam nos visitar,  sem comemoração em nosso pátio e sem a venda bolo tradicional de São Benedito, foi entregue a cada fiel a medalha de São Benedito.

Festejamos para e relembrar a valiosa proteção deste santo amado!

São Benedito é um santo muito conhecido nas nossas comunidades, e não é sem motivos. Sua história nos ensina que a santidade é vivida no cotidiano da vida.
Filho de escravos, seus pais não queriam ter filhos porque tinham medo que eles pudessem ser escravizados também. Com a promessa de que se eles tivessem um filho, o mesmo seria liberto, nasceu São Benedito.

Os pais ensinaram o cristianismo para ele, especialmente sua mãe, que explicou a importância da oração do rosário. Nossa Senhora foi sua companheira no decorrer da vida e, por isso, não é de se estranhar tanta humildade.

Quando São Benedito decidiu entrar na congregação dos Eremitas Franciscanos, o seu primeiro trabalho foi na cozinha. Lá ele conseguiu transformar um lugar tão humilde em seu Santuário de oração.

Aos poucos, foi assumindo outras funções. Sua vida exemplar o levou a ser líder do mosteiro. Frei Benedito era analfabeto, mas isso não o impedia de adentrar na profundidade da fé. Os teólogos o procuravam pela seu dom de ciência e sabedoria, e o povo reconhecia sua fama de santidade.

Em vida, fez vários milagres: ressurreição de dois meninos, multiplicação de peixes e pães, curas de diversas doenças e acostumado a esvaziar a despensa do convento para doar alimentos aos pobres, o frei franciscano foi repreendido por seu superior, que o obrigou a parar com a boa ação. Mas Benedito não conseguiu ficar sem ajudar os mais necessitados e escondeu na barra de seu manto os poucos pães que restavam na cozinha. Surpreendido pelo frade, disse que levava flores nas vestes, e tirou dali um ramalhete de rosas vermelhas, que se espalharam pelo chão, e não para por aí. Todos os que o procuravam eram confortados com essas palavras: “Tende fé, e o Senhor vos consolará!”

São Benedito nos ensina que nossa vocação primeira, que é a santidade, pode ser alcançada por todos.

“O santo dos pobres”
1. A coroa e a auréola simbolizam o resplendor do santo.
2. O manto identifica São Benedito como um frei franciscano.
3. O bebê em seu colo é um simbolismo do amor à pobreza, representado pelo Menino Jesus.

Que nesse período de isolamento social, nosso querido amigo possa interceder por nós, para que essa grande tribulação nos faça buscar ainda mais a santidade, assim como ele também buscou.

Oração:
Glorioso São Benedito, grande confessor da fé. Com toda confiança, venho implorar a vossa valiosa proteção. Vós, a quem Deus enriqueceu com os dons celestes, concedei-me as graças que ardentemente desejo para a maior glória de Deus. Confortai o meu coração nos desalentos, fortificai minha vontade para cumprir bem os meus deveres! Vinde orientar-me nas horas decisivas de minha vida. Sede o meu companheiro nas horas de solidão e desconforto! Assisti-me, e na minha vida e na hora da minha morte, para que eu possa bendizer a Deus nesse mundo e gozar na eternidade com Jesus Cristo, a quem tanto amastes. Assim seja. São Benedito, rogai por nós. Amém.

São Benedito, Rogai por nós!

 

PASCOM São Benedito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *